face twitter youtube

Trabalhadores, estudantes e indígenas unificam lutas em ato contra cortes sociais do governo Bolsonaro

0
0
0
s2smodern

1

 

O segundo ato da Greve Nacional da Educação contra os cortes nas verbas da área e a reforma da Previdência, realizado nesta terça-feira, 13 de agosto, foi muito além de sua pauta e unificou reivindicações de milhares de trabalhadores(as) e estudantes às dos indígenas, presentes em Brasília para tomar as ruas da capital federal também no dia seguinte, 14, coincidindo com a Marcha das Margaridas. Os indígenas já agitaram a capital nessa segunda, 12, quando ocuparam a sede do Ministério da Saúde.

 

A Fenasps esteve presente nesta luta, bem como na marcha da primeira greve da educação realizada durante o mandato de Jair Bolsonaro, ocorrida no último dia 12 de julho, quando mais de 10 mil pessoas saíram às ruas da capital - e centenas de milhares em todo o país - contra os cortes sociais do atual governo, em especial na educação, na saúde e na Previdência Social, atacada de forma crítica com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 06/2019.

 

Apesar de ter sido aprovada em dois turnos na Câmara, a contrarreforma ainda passará pelo Senado, e tanto a manifestação desta terça, 13, quanto as marchas das Mulheres Indígenas e das Margaridas, agendadas para esta quarta-feira, 14, são uma resposta popular à altura dos ataques deste governo fascista e da bandalheira deste Congresso Nacional corrupto.

 

2

 

Amanhã vai ser maior

A Fenasps, bem como diversas entidades de servidores(as) públicos(as) federais, estará presente nas duas marchas desta quarta, 14. Na manifestação indígena, a expectativa é de participação de 100 povos, representados por mais de 1.500 lideranças dos pioneiros e pioneiras deste país. Já para a das Margaridas, que já está em sua 6ª edição, são esperadas mais de 100 mil trabalhadoras rurais, que desde o ano 2000 homenageiam a militante Maria Margarida Alves, assassinada na Paraíba em 1983, enquanto lutava por direitos trabalhistas.

 

Confira mais fotos do ato desta terça, 13, no Facebook da Fenasps.

Setor de Diversões Sul (SDS) • Edifício Venâncio V
Loja 28 • Térreo • CEP: 70393-904 • Brasília-DF

Telefone: (61) 3226-7214 • Fax: (61) 3226-7285
Email: imprensa@fenasps.org.br

face twitter youtube
© 2015 FENASPS. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Whebersite