face twitter youtube

Trabalhadores são agredidos por seguranças do edifício-sede do INSS durante ato pacífico nesta segunda, 28

0
0
0
s2smodern

1

 Os trabalhadores da base da Fenasps foram recebidos com socos e pontapés, enquanto faziam ato pacífico, por seguranças, em número maior que o habitual, na entrada do edifício-sede do INSS (clique para ampliar)

 

Seguindo a programação do 2° Encontro Nacional em defesa da Previdência Social e do Serviço Social no INSS (veja aqui como foi a abertura do evento), cerca de 100 servidores da base da Fenasps, representando 18 estados e o Distrito Federal, realizaram um ato nesta segunda-feira, 28, no edifício-sede do INSS, em Brasília, denunciando o desmonte dos serviços previdenciários no instituto. Também participaram do ato integrantes do Movimento Resistência Popular (MRP), que lutam por moradia na capital federal.

 

2

Veja também: cobertura do ato feita pela assessoria da CSP-Conlutas (clique na imagem). Ato também teve cobertura da Mídia Ninja

 

A linha política do ato também foi de protesto contra a ingerência política no INSS, bem como nos ministérios da Saúde e do Trabalho e na Anvisa (veja aqui abaixo-assinado sobre esta pauta), considerando a recente demissão do presidente do instituto por um ato de corrupção.

 

Logo no princípio do ato, os trabalhadores estranharam o aumento do efetivo de seguranças no local, alguns, inclusive, à paisana, como se a mera presença dos servidores demonstrasse algum tipo de ameaça.

 

Entretanto, diferentemente do que ocorreu em diversas outras ocupações na sede do INSS nos últimos anos, onde os próprios trabalhadores do INSS puderam reivindicar o livre acesso ao órgão público onde estão vinculados, os seguranças, posicionados à frente das catracas do térreo, sem motivo algum, agiram de forma evidentemente truculenta, agredindo os manifestantes, em sua maioria trabalhadoras, com socos, pontapés e outros diversos tipos de agressão. Veja vídeo:

 

 

Pressão arranca agenda, mas não abranda indignação
Assim como ocorreu na ocupação realizada no Dia Nacional de Lutas, em 24 de abril, a pressão dos trabalhadores garantiu que uma representação da Fenasps seja recebida, no próximo dia 6 de junho, quarta-feira, às 16h. Essa agenda foi confirmada pelo diretor de Gestão de Pessoas do INSS, Alexandre Guimarães, que recebeu uma comissão de trabalhadores para receber as reivindicações e repassá-las para a presidente.

 

Mesmo assim, os trabalhadores saíram da reunião frustrados, pois ficaram na expectativa de serem recebidos pela presidente interina, Karina Argolo, ainda nesta segunda-feira, 28, em reunião previamente agendada para as 11h30, desmarcada sem que tenha sido apresentada qualquer justificativa.

 

Isso também motivou que o ato fosse encerrado com uma "homenagem", à presidente interina, no estilo de malhação e queima de Judas, usando a própria boneca que representou a presidente do órgão. Veja mais fotos do ato NESTE LINK ou navegando abaixo pelas setas.

 

Ato e ocupação no INSS contra desmonte do Serviço Social e ingerências políticas no órgão

 

 Só com organização e luta a vitória virá aos trabalhadores!

Setor de Diversões Sul (SDS) • Edifício Venâncio V
Loja 28 • Térreo • CEP: 70393-904 • Brasília-DF

Telefone: (61) 3226-7214 • Fax: (61) 3226-7285
Email: imprensa@fenasps.org.br

face twitter youtube
© 2015 FENASPS. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Whebersite